29/08/2009

Confira como as universidades federais vão adotar o Enem

Veja o balanço com o posicionamento de cada universidade.Instituições podem usar o exame de quatro maneiras diferentes.
Do G1, em São Paulo

Das 55 universidades federais, 46 instituições adotarão o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 7 ainda não se decidiram e 2 definiram que não levarão em conta o resultado do exame em seu vestibular.

São quatro as possibilidades de se utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.

Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e e se haverá diferenças entre os cursos.

Veja a seguir a posição de cada uma das 55 univesidades federais:
Os dados são do Ministério da Educação (última atualização ocorreu em 9 de julho).

Região Centro-Oeste

Univesidade de Brasília: Adotará o Enem no 1º vestibular de 2011 (modalidade a decidir)
Universidade Federal de Goiás: Utilizará já em 2009 como parte da nota (40%) da 1ª fase de seleção e para vagas remanescentes
Universidade Federal do Mato Grosso: Em 2009, utilizará a nota do Enem para seleção em fase única e para vagas remanescentes
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul: Em 2009, adotará o Enem como 1ª fase e para preencher vagas remanescentes. Em 2010, adotará como fase única
Universidade Federal de Grande Dourados: Em 2009, adotará o Enem para preencher vagas remanescentes. A partir de 2011, utilizará o Enem como fase única para 50% das vagas

Região Sudeste

Universidade Federal do ABC:Adotará Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes
Universidade Federal de São Carlos:A partir de 2010, utilizará o Enem como parte da nota do processo seletivo (50%) e para vagas remanescentes
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp):Todos os cursos adotarão o Enem ao menos como 1ª fase e para preencher vagas remanescentes
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri:O Enem será usado como fase única já em 2009 para preencher 50% das vagas remanescentes e do processo seletivo. A outra metade será preenchida por meio do vestibular seriado (a 3ª etapa do vestibular seriado é a nota do Enem)
Universidade Federal de Uberlândia:Adotará Enem como 1ª fase em 2010
Universidade Federal de Viçosa:A partir de 2009, o Enem comporá 50% da nota final do vestibular e será adotado como critério para preencher vagas remanescentes
Universidade Federal Fluminense:A partir de 2010, o Enem será usado para compor parte da nota da 1ª fase. A nota do Enem também servirá como bônus de 10% a 15% para compor a nota da 2ª fase de alunos das redes públicas
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro:Adotará o Enem como fase única já em 2009 e para preencher vagas remanescentes
Universidade Federal do Espírito Santo:Aprovado uso do Enem em 1ª fase para 2009
Universidade Federal de Alfenas:Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes
Universidade Federal do Triângulo Mineiro:Utilizará o Enem como parte da nota (50%) da prova de conhecimentos gerais e para o preenchimento de vagas remanescentes
Universidade Federal de Itajubá:Adotará o Enem fase única para 4 cursos do campus de Itajubá e para todos os cursos do campus de Itabira. Para os demais cursos do campus de Itajubá, o Enem será usado como primeira fase
Universidade Federal de Juiz de Fora:A 1ª fase é obrigatória para todos os candidatos. No ato da inscrição, poderão autorizar que a universidade use a nota do Enem caso seja maior do que a nota da 1ª fase. Utilizará o Enem para vagas remanescentes
Universidade Federal de Lavras:O Enem será utilizado como fase única. Também manterá o processo seriado de ingresso em que a nota do Enem compõe a 3ª fase, além de utilizar o exame para vagas remanescentes
Universidade Federal de Minas Gerais:Em fase de decisão para o processo seletivo de 2011
Universidade Federal de Ouro Preto:A partir de 2009 utilizará o Enem como primeira fase do vestibular. A segunda fase será realizada por meio de processo seletivo próprio.
Universidade Federal de São João Del Rei:De 10% a 25 % das vagas (percentual em discussão) serão preenchidas pelo Enem como fase única. Os alunos poderão usar a nota para a 1ª fase do processo seletivo. O exame será usado para preencher vagas remanescentes
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro:Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescente já em 2009
Universidade Federal do Rio de Janeiro:Adotará o Enem como 1ª fase

Região Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul:Enem representará 10ª nota, com peso 1, no vestibular. Candidato deverá indicar se quiser que a nota do Enem seja usada
Universidade Federal do Rio Grande:Adotará o Enem como parte da nota (50%) e para vagas remanescentes
Universidade Federal de Pelotas:Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009
Universidade Federal de Santa Catarina:Utilizará o Enem como parte da nota (20%) e para preencher vagas remanescentes. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do no processo seletivo.
Universidade Federal do Paraná:A nota final do vestibular será composta de 90% da nota do vestibular e 10% da nota da prova objetiva do Enem
Universidade Federal de Santa Maria: Em fase de decisão
Universidade Tecnológica Federal do Paraná:Adotará o Enem em fase única e discute adotar para vagas remanescentes
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre:Adotará o Enem em fase única e para preencher vagas remanescentes a partir de 2009
Universidade Federal do Pampa:Adotará o Enem em fase única a partir de 2010 e discute adotar para vagas remanescentes

Região Nordeste


Universidade Federal do Vale do São Francisco:Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009. 50% das vagas serão reservadas para estudantes de escolas públicas
Universidade Federal da Bahia:Adotará fase única para os 4 cursos de bacharelado interdisciplinar e o curso superior de tecnologia
Universidade Federal do Maranhão:Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009
Universidade Federal de Sergipe:Utilização do Enem para preenchimento de vagas remanescentes
Universidade Federal do Piauí:Adotará fase única para 50 % das vagas de todos os cursos e para preencher vagas remanescentes a partir de 2009
Universidade Federal de Pernambuco:Adotará o Enem para 1ª fase. Está em discussão o preenchimento de vagas remanescentes
Universidade Federal Rural de Pernambuco: Adotará o Enem em fase única e vagas remanescentes a partir de 2009
Universidade Federal do Ceará: Em fase de decisão
Universidade Federal da Paraíba: Em fase de decisão
Universidade Federal Rural do Semi-Árido: Adotará o Enem em fase única e para preencher vagas remanescentes a partir de 2009
Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Em fase de decisão
Universidade Federal de Alagoas: A partir de 2009 utilizará o Novo Enem para preenchimento das vagas remanescentes. A partir de 2011 utilizará como fase única em seu processo seletivo
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: Uso do Enem como fase única para 70% das vagas ofertadas e como parte da nota para 30% das vagas. Também será utilizado para preencher vagas remanescentes.
Universidade Federal de Campina Grande: Utilizará o Enem para ocupar as vagas remanescentes

Região Norte

Universidade Federal da Amazônia: A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo. As outras 50% serão preenchidas por meio de avaliação seriada. O Enem também será usado para vagas remanescentes
Universidade Federal Rural da Amazônia: Não utilizará o Enem nos processos seletivos de 2009 e 2010
Universidade Federal do Acre: Utilizará o Enem a partir de 2009 para o preenchimento de vagas remanescentes
Universidade Federal de Roraima: Em fase de decisão
Universidade Federal de Rondônia: Usará o Enem em 2009 como fase única para 10% das vagas
Universidade Federal do Tocantins: A partir de 2009, usará o Enem como fase única para 25% das vagas de todos os cursos. As demais vagas serão preenchidas pelo processo seletivo próprio da universidade
Universidade Federal do Pará: Em fase de decisão
Universidade Federal do Amapá: Não utilizará o Enem no processo seletivo de 2009

Universidades novas (Projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila): Adotará o Enem em fase única. A operacionalização do processo está em fase de discussão
Universidade Federal da Integração Amazônica (Uniam): Adotará o Enem em fase única
Universidade Luso Afro-Brasileira (Unilab): Adotará o Enem em fase única. A operacionalização do processo está em discussão
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS: Adotará o Enem em fase única. Aluno de escola pública terá bônus

Exploração da gramática em função do sentido é prioridade, diz professor.

Muitas vezes o vestibulando termina as provas com a impressão de que os testes não cobraram conteúdo de gramática. Isso porque, segundo o professor Francisco Platão, de gramática e redação do Anglo, nos últimos anos houve uma mudança da concepção que se tem da disciplina. “Hoje se concebe a gramática com um valor não em si mesmo, mas a gramática com valor em função de algum resultado. A principal finalidade de uma língua é a produção de sentido, portanto todo esforço de aprendizado de uma língua deve ser voltado para isso: habilitar o estudante a compreender e produzir textos”, diz Platão, em uma aula em vídeo (confira o vídeo no link abaixo).
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1281666-5604,00.html
A gramática pela gramática, segundo o professor, tem sido pouco exigida nos vestibulares. Os exames costumam questionar, por outro lado, sobre a importância da gramática para o sentido adequado de um texto.
Fonte: G1 Globo Notícia

28/08/2009

SOMOS NOTÍCIA!!!


Cidades 28/8/2009 - 12:23:00
Escola usa blog para estreitar laços com a comunidade
Na segunda-feira, dia 31 de agosto, é Dia Internacional do Blog. Tem algum blog interessante? Envie o endereço para o site TVCA.Thiago Foresti, da redação do site TVCA
Uma escola estadual em Cuiabá resolveu usar a tecnologia para estreitar os laços com a comunidade. Cada vez mais presente na vida das pessoas, a internet já faz parte da rotina de pais e alunos da escola Rodolfo Augusto Trechaud Curvo, no bairro Residencial Paiguás. Um blog com fotos, vídeos e textos de atividades realizadas na escola pode ser acessado diariamente por qualquer interessado que resida em qualquer canto do planeta e, claro, tenha algum ponto de acesso à rede mundial de computadores.
A mãe dos alunos Rafaela Nicole de Oliveira (13) e Milton Rafael de Oliveira (09) é uma dessas pessoas. "Quando quero ver alguma novidade que aconteceu na escola, eu acesso o blog. O que me chama atenção são projetos que tem lá, como horta, xadrez, concursos", diz Eliete Cardoso Feitosa de Oliveira, mãe e presidente do Conselho de Pais e Mestres.
A diretora da escola, Joelucy Vieira dos Santos Rodrigues, diz que apesar do resultado ser um pouco "tímido", o blog é importante, pois é uma ferramenta que permite aos pais e alunos participarem ativamente dos projetos, reuniões e resultados. "Muitas mães passam a matricular seus alunos em projetos especiais após ver as fotos na internet", diz a diretora.
Quem toca o projeto é a professora de português, Débora Benedita Gomes de Souza. "A tecnologia está presente no cotidiano. Temos que usufruir do melhor dela, principalmente na área de educação", disse a professora. E como o internauta pode constatar, o blog tem um conteúdo caprichado, com fotos, vídeos e textos referentes à vida cotidiana da escola, além de dicas de outros blogs, contato de professores e notícias sobre Mato Grosso.
Segunda-feira é dia Mundial do Blog. Se você se interessou pela história da escola Rodolfo Augusto, ou tem um blog interessante de interesse público, escreva para a gente. Estamos preparando uma matéria especial sobre o assunto. Encaminhe para online@tvca.com.br o link do seu blog pessoal ou de um blog que você gosta e faça uma breve descrição dele.

05/08/2009

REPORTAGEM DA "ISTO É"

Profissão de risco
Pesquisas revelam que professores sentem sua autoridade diminuir e um em cada quatro diz ter sofrido ameaça de agressão


"Só sendo muito idealista para suportar"Nilza Gomes dos Santos, professora de ensino fundamental do Distrito Federal''Vou mais um dia para a escola, desanimada e certa de que as aulas não serão dadas. Quando chego à porta da sala tenho vontade de sumir." Este é um trecho da carta da professora mineira de ensino fundamental Áurea Damasceno endereçada à Secretaria de Educação de Belo Horizonte.

O texto-desabafo circulou na internet e trouxe à tona, mais uma vez, o anacronismo do modelo pedagógico na rede pública e a crise de autoridade dos professores, que costumam acumular problemas nas cordas vocais de tanto gritar dentro das salas de aula.

"Metade da turma passa o tempo todo conversando, pulando de cadeira em cadeira", continua a professora Áurea, confessando que se sente dentro de "uma rebelião".

Outro inimigo dos mestres é a violência dentro das classes. Uma professora foi torturada por um aluno em São Paulo, outra, no mesmo Estado, ameaçada de morte, vários são alvo de intimidações.

Uma pesquisa sobre convivência escolar divulgada no início do mês pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla) e a Secretaria de Educação do Distrito Federal transforma o problema em um número desanimador: 67,6% dos educadores sentem que sua autoridade ficou mais fraca nos últimos anos. O levantamento ouviu 1,3 mil profissionais da capital federal.

"O retrato sintetiza a situação da maioria das escolas públicas do País", afirma a socióloga Miriam Abramovay, que coordenou o trabalho. "Os professores se sentem numa panela de pressão"."Entro na sala de aula e me pergunto: o que estou fazendo aqui?"Rosilene Almeida da Silva, que dá aulas para 18 turmas de até 60 alunos no Rio
A dificuldade começa ao entrar na sala. "Levo 20 minutos para chamar a atenção dos alunos", diz Paulina Cordeiro, que ensina geografia no ensino fundamental das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro. "Tenho que berrar. Estou perdendo a voz", lamenta. À sua frente, jovens com celular e jogos eletrônicos - ou, até mesmo, dormindo. Esse desinteresse foi identificado na pesquisa da Ritla: 84,2% dos professores acham que os alunos prestam pouca atenção - ou nunca o fazem. Para Mírian Paura, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, isso se deve, em parte, às características atuais do sistema de ensino."As escolas não conseguiram se adequar à rapidez da informação e do conhecimento que os alunos encontram fora delas." A violência é o que mais assusta. Segundo a pesquisa, 26,4% dos professores já foram ameaçados pelos alunos e 7,5% sofreram violência física. Rosângela Castrioto, de São José dos Campos, em São Paulo, que dá aula de matemática no ensino médio, é uma dessas vítimas. Enquanto respondia às perguntas de uma estudante, no dia 18, ela sentiu o cabelo pegando fogo. "Um aluno veio por trás e riscou um fósforo", contou à ISTOÉ.

Na delegacia, o garoto, de 16 anos, disse que "foi sem querer". "O comportamento deles está cada vez pior.Quando estive na delegacia encontrei outra professora que registrava queixa porque tinha apanhado de uma aluna." Com Maria, professora do ensino médio, que pediu para não revelar seu sobrenome, aconteceu pior. Ela foi torturada durante 50 minutos em uma sala com 46 alunos, em São Paulo. "Amarraram minhas mãos, me amordaçaram e me jogaram no chão", conta. "Com lápis e canetas com pontas bem finas me furaram o corpo." Após o episódio, Maria teve síndrome do pânico, passou a receber ameaças e se mudou de casa.Salários baixos e inadequação das escolas também complicam a situação. A professora de ensino fundamental Nilza Gomes dos Santos, do Distrito Federal, resume sua luta: "Só sendo muito idealista para suportar."
Dividida entre 18 turmas com até 60 estudantes de ensino médio e fundamental, nas redes estadual e municipal do Rio, Rosilene Almeida da Silva reclama de esgotamento físico e emocional por causa da jornada de trabalho multiplicada.


"Minha vocação é ensinar e não lidar com a bagunça total"Luiz Henrique da Costa, que leciona matemática em São PauloAlém de problemas na voz, o trabalho lhe causou lesões na coluna e nos braços. Por fim, ela caiu em depressão. "Entro na sala de aula e me pergunto: o que estou fazendo aqui?" Ela não é a única a fazer esse tipo de questionamento. "Minha vocação é ensinar e não lidar com a bagunça total", revolta-se Luiz Henrique da Costa, que leciona matemática no ensino fundamental na rede pública em São Paulo. Enquanto nada for feito, além dos mestres, a educação será a maior vítima desse sistema educacional falido.
FONTE:http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2064/artigo140047-1.htm

No Enem 2009, português cobrará "gramática aplicada", dizem professores

O que será cobrado de língua portuguesa dentro da divisão de "linguagens, códigos e suas tecnologias" no Enem 2009?



Segundo os professores consultados pelo UOL Vestibular, o novo exame abordará o assunto da mesma maneira que os grandes vestibulares, como o da Fuvest e o da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): as questões pedem que o estudante saiba aplicar a gramática em situações concretas.

"A gramática é o meio e não um fim em si mesma", diz o professor Marcos Rodrigues Sagatio, do colégio Rio Branco, em São Paulo.


No Enem, o que é cobrado do jovem que sai do ensino médio não são nomenclaturas gramaticais, mas a capacidade de ler e entender o que é pedido. Para Sagatio, o simulado divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) não mostrou nenhuma novidade em relação a anos anteriores e só confirmou essa tendência.

Veja no álbum todos os temas de redação cobrados no Enem. A primeira edição da prova, em 1998, abordou a felicidade


"A prova pede que o estudante tenha capacidade analítica; ele tem que perceber a relação que existe entre as diversas variedades de texto apresentadas, tem que entender as diferentes visões de mundo que elas veiculam e tem que ter senso crítico para perceber isso e não se deixar influenciar facilmente", diz o professor.Esse jeito de cobrar os conhecimentos de português, de acordo com o Sagatio, já se reflete no ensino médio: "antes você trabalhava com a palavra 'solta'; agora, o aluno analisa a palavra a partir do texto em que ela está inserida. Por isso, quem só estudar gramática vai acabar se frustrando porque o Enem não vai cobrar nomes", explica.Veja dicas para as outras disciplinas cobradas no Enem 2009:
História e química
Matemática e biologia
Redação
Física e geografia
Veja temas que já foram cobrados na redação

Dicas de estudo
Para se preparar, o professor Sagatio recomenda verificar as questões dos exames anteriores e de vestibulares para o estudante verificar o que é cobrado e, a partir daí, consultar uma gramática, caso precise de auxílio para compreender o que é pedido. Segundo ele, o conteúdo do Enem está se aproximando cada vez mais daquele pedido pela Fuvest na primeira fase: "vai ficar mais difícil", conclui o professor.
O professor lista cinco pontos importantes cobrados no Enem:
Coesão textual: dentro de um texto pode ser pedido conhecimentos de análise sintática, uso dos conectivos, uso de pronomes relativos e de períodos compostos;
variação linguística: o estudante deve ter a percepção de que a língua não é homogênea e que a norma culta é só uma referência; ele deve saber identificar as diferentes formas de falar e saber por que ocorrem;
gêneros textuais: o aluno deve saber quais são os mecanismos gramaticais que predominam em cada tipo de texto, como o jornalísitico, o poético etc.

uso de tempos e modos verbais: conhecimento essencial para interpretação de textos no Enem;

figuras de linguagem: são recursos fundamentais da língua, o estudante deve perceber os efeitos de sentido de uma metáfora, de uma ironia etc.A dica da professora Sheila Hallai, do colégio Global, em São Paulo, é ler muito: "leitura é primordial, não só de livros didáticos mas de jornais, revistas, sites de informação. Só assim o aluno adquire habilidade de leitura e nível vocabular", diz.

Sheila explica que a leitura cobrada no exame pode ir além de textos: "o texto iconográfico, como quando o Enem pede para comparar figuras, também é texto: o estudante tem que interpretar as imagens, identificar seu significado. Tudo isso exige treino", aconselha.

Para todas as matérias
Para a professora Sheila, o domínio da língua portuguesa é central para os estudantes pois está por trás dos cinco eixos cognitivos comuns a todas as áreas do Enem 2009; veja quais são (de acordo com as habilidades cobradas pelo exame):
1. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
2. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
3. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
4. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
5. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.O domínio da língua portuguesa é a base para o estudante poder desenvolver as habilidades acima e, segundo a professora, a importância da interpretação de texto tende a crescer: "diria que 99,9% da prova vai ser interpretação", diz.