02/09/2008

COMENTÁRIOS SOBRE A PROVA DO ENEM 2008

Célia Passoni, professora de português do Curso Etapa, elogiou a questão sobre os ideogramas chineses. Na opinião dela, a pergunta foi “muito bem feita e só exigiu raciocínio lógico” para chegar à resposta correta. A questão mostra a linguagem milenar usada pelos chineses (com símbolos) e pede que o aluno aponte a evolução do ideograma para formar a palavra “luta”.

“Se o aluno seguisse o raciocínio lógico, ficaria muito fácil chegar na resposta correta. Luta sempre envolve duas pessoas e a alternativa correta mostra todas as figuras em perfeita simetria, uma de frente para a outra, como se fossem duas pessoas lutando”, avaliou a professora. Para Célia, a questão é de nível médio. Já para a coordenadora do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, a questão que aborda ideograma é uma “pegadinha”. “Ela exigia leitura de imagem”, afirma.

A questão sobre o jogo-da-velha foi merecedora de elogios. Para Carlos Shine, professor de matemática do Curso Etapa, ela é bastante criativa e exigiu apenas raciocínio lógico dos candidatos. “Todo mundo conhece o jogo da velha, os alunos com certeza já jogaram um dia. É uma pergunta bem elaborada, que exige que o aluno aponte as possibilidades para ganhar o jogo sem uma fórmula matemática específica”, disse o professor. Segundo ele, essa questão foi bastante interessante porque deu chances “iguais” para todos os alunos resolverem.



VEJAM ALGUNS COMENTÁRIOS:

Joel comentou: 1 de Setembro de 2008 às 7:54 pm
Esse teste foi muito fácil…questões de nível baixo e muito dedutivas. Não sei como falam que estava difícil e bem elaborada. Acertei 60 questões…




Patricia comentou: 1 de Setembro de 2008 às 5:41 pm
Na minha opinião estou de acordo com o comentário do Weslley, para nós que estudamos em escolas públicas esse tipo de teste tornasse muito difícil, pois o ensinamento que nos é passado é muito fraco em comparação ao conhecimento que precisamos para conseguir pelo menos um bom resultado!Acho também que além dos alunos, os professores também deverião fazer o ENEM.De preferência obrigados à fazer os professores de escolas públicas, para avaliar os conhecimentos destes,que por sinal, muitos irião “piores” do que muitos alunos.Não adianta querer exigir muito dos alunos se nem os professores estão prontos para transmitir tais conhecimentos!

Nenhum comentário: