08/12/2009

Conheça o seu provável desempenho no Enem 2009 05 de dezembro de 2009


Para quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 e está ansioso para saber os resultados antes da divulgação oficial, o Terra, em parceria com o Sistema COC de Ensino, oferece a possibilidade de conhecer o provável desempenho no Enem. Esse cálculo será realizado através de um exclusivo simulador de nota que está disponível pela internet. Basta realizar as provas, anotar as suas respostas e conferir o gabarito. Anote seus resultados e se cadastre-se no novo modelo de Simulador de Nota desenvolvido pelo COC. Confira em www.boletimenem.com.br seu desempenho com os resultados do 1º dia.
Com esse sistema exclusivo de cálculo do resultado provável, além dos desempenhos, os candidatos terão uma estimativa de classificação em universidades federais que usarão exclusivamente o Enem 2009 como processo seletivo de acesso.
Novo cálculo da nota
Neste ano, o resultado da prova será calculado de uma forma diferente. O Instituto Nacional de Estados e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adotou um sistema de correção baseado na TRI, Teoria de Resposta ao Item. Ele permite a comparação dos desempenhos dos candidatos, independentemente do ano em que o candidato fez a prova.
Para que isso seja possível, as provas são formuladas pelo Inep com questões que apresentam graus de dificuldades equivalentes. Para cada questão, o sistema calcula a probabilidade de acerto de cada candidato, assim os desempenhos dos candidatos são gerados pelos acertos dos itens, considerando essas probabilidades calculadas.
A TRI é um modelo estatístico usado na avaliação de habilidades e conhecimentos que avalia a probabilidade do candidato acertar uma questão. Ou seja, se ele acertar poucas respostas tidas como fáceis ele tem, consequentemente, menor chance de assinalar a resposta correta nas questões consideradas mais difíceis. A partir do resultado, se avalia quanto cada questão vale para ele.
Com a TRI, dois candidatos que tenham acertado a mesma quantidade de itens na mesma prova poderão ter desempenhos completamente diferentes, pois esses desempenhos dependem de quais itens os candidatos acertaram na prova.

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