19/11/2009

DICAS DE PORTUGUÊS

Saiba tudo sobre gramática e a forma como os diferentes tópicos são cobrados no vestibular. Semanalmente, o professor Dílson Catarino* tira dúvidas sobre a língua portuguesa e aborda um novo assunto. Depois de estudar, você pode testar os conhecimentos em exercícios sobre o assunto. Nesta semana, o professor tira dúvidas sobre a concordâncias entre substantivos e adjetivos. E se você tiver alguma dúvida, mande um e-mail para o professor.

Clique no link abaixo e bom estudo!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/gramatica.shtml




*DÍLSON CATARINO é professor de língua

portuguesa e poeta. Ele leciona em Londrina (PR).
Fale com o professor: dilster@uol.com.br

''Seguir'' é diferente de ''continuar''

Por Thaís Nicoleti

"Dinho segue internado na UTI"

Cada vez mais comum nos textos da imprensa, o verbo "seguir" é usado como se fosse um verbo de ligação, sinônimo de "continuar". Esse emprego não tem registro na norma culta - pelo menos, por enquanto.

Há quem siga um suspeito, há quem siga os ensinamentos de um guru, há quem siga a carreira universitária, há quem siga os passos de outrem etc. O fato é que "seguir" não é um sinônimo de "continuar", não indica o aspecto de permanência de estado.

Numa frase como "fulano seguia cansado pela rua", justifica-se o emprego do verbo porque a pessoa, de fato, caminhava, coisa que não se verifica na construção empregada no título.

Abaixo, uma sugestão:
Dinho continua internado na UTI

Fonte:http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ult2781u1081.jhtm

10/11/2009

Verbo anteposto a partitivo concorda com o elemento mais próximo

"É também o local por onde passam boa parte dos soldados que voltam do combate."
O verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito. Essa é a regra geral de concordância verbal no português. Há casos, entretanto, que costumam suscitar dúvidas. Um deles é o dos sujeitos constituídos de expressões partitivas (a maioria de, grande parte de, boa parte de etc.) seguidas de um elemento no plural. Nesses casos, há duas possibilidades de concordância verbal. O verbo tanto pode permanecer no singular, concordando com o núcleo do sujeito (representado pela expressão partitiva) como pode ir para o plural, concordando com o elemento que lhe é mais próximo (concordância atrativa). Assim: "Boa parte dos soldados volta" ou "Boa parte dos soldados voltam"; "Boa parte dos soldados passa" ou "Boa parte dos soldados passam".
Ocorre que, para que essa regra funcione dessa maneira, é preciso que o verbo esteja posposto ao sujeito. O raciocínio é o seguinte: a concordância gramatical (com o núcleo da expressão) está correta em qualquer circunstância, pois obedece ao princípio geral de concordância, mas a concordância atrativa só se justifica pela proximidade com o termo pluralizado.
É por isso que, no fragmento acima, não se justifica a forma "passam" anteposta a "boa parte dos soldados". Nessa posição, o elemento mais próximo é o núcleo do sujeito ("parte"), portanto só cabe o singular: "por onde passa boa parte dos soldados".
Vale ainda uma observação sobre o segundo verbo do período ("voltam"), corretamente empregado no plural. Note-se que o sujeito de "voltam" é o pronome relativo "que", cujo antecedente é o termo "soldados", daí o plural. Os soldados voltam do combate; boa parte deles passa pelo local.
Veja abaixo o texto corrigido:
É também o local por onde passa boa parte dos soldados que voltam do combate.

ENADE 2009

os gabaritos e as provas
Da RedaçãoEm São Paulo
MEC (Ministério da Educação) divulgou na noite deste domingo (8) as provas e os gabaritos do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2009.
VEJA AS PROVAS E GABARITOS DO ENADE 2009
Administração
Gabarito
Arquivologia
Gabarito
Biblioteconomia
Gabarito
Ciências contábeis
Gabarito
Ciências econômicas
Gabarito
Comunicação social - cinema
Gabarito
Comunicação social - editoração
Gabarito
Comunicação social - jornalismo
Gabarito
Comunicação social - publicidade e propaganda
Gabarito
Comunicação social - radialismo
Gabarito
Comunicação social - relações públicas
Gabarito
Design
Gabarito
Direito
Gabarito
Estatística
Gabarito
Formação geral (irregulares de anos anteriores)
Gabarito
Música
Gabarito
Psicologia
Gabarito
Relações internacionais
Gabarito
Secretariado executivo
Gabarito
Teatro
Gabarito
Turismo
Gabarito
Tecnologia em design de moda
Gabarito
Tecnologia em gastronomia
Gabarito
Tecnologia em gestão de recursos humanos
Gabarito
Tecnologia em gestão de turismo
Gabarito
Tecnologia em gestão financeira
Gabarito
Tecnologia em marketing
Gabarito
Tecnologia em processos gerenciais
Gabarito
Provas
Gabaritos
Os arquivos para download estão em .pdf e podem ser pesados. Para salvá-los, é possível clicar com o botão direito do mouse e salvar o linkA aplicação da prova teve início às 13h e 1.103.173 estudantes eram aguardados. Para os convocados, a prova é requisito obrigatório para a obtenção do diploma. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), houve apenas registros de problemas isolados, como os de chegada atrasada em locais de prova ou esquecimento de documento oficial de identificação.
Em Brasília, houve registro de estudantes que deixaram a sala antes do tempo mínimo previsto e tentaram impedir os demais de fazerem a prova, fazendo barulho com megafones. No entanto, de acordo com os aplicadores da prova, o índice de participação nessa escola foi dentro do esperado.Houve ainda casos em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Petrolina (PE) de endereços equivocados. O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, esclarece que estes estudantes não terão nenhum prejuízo e receberão atestados de dispensa. Informações sobre o procedimento devem ser divulgadas posteriormente.

Descontração

Em um local de prova em Pinheiros, zona oeste da capital paulista, o clima era de descontração. Os estudantes se confraternizavam com beijos e abraços na entrada da prova. A animação que sobrava nos cumprimentos era escassa para fazer o exame.Para Bruno Máximo, 24, concluinte de publicidade, fazer Enade é algo desnecessário. "É ruim ter que se deslocar até o local de prova e nem todos moram perto. Acabei dando sorte com esse local de prova, pois sou morador dos Jardins", disse.
Já Amanda Souza, 18, ingressante de publicidade e propaganda, não deu tanta sorte com local de prova. Moradora de Santana, na zona norte da capital, ela teve de cruzar a cidade para chegar ao Enade. "Estou muito feliz", ironiza. Mesmo assim, ela diz que vai fazer o exame com capricho: "tenho que fazer. Vir aqui e deixar em branco é osso".

Prova nacional
A prova foi realizada em 997 municípios pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação).São convocados para a avaliação ingressantes e concluintes dos cursos de administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro, turismo. Também fizeram o exame os universitários dos cursos de tecnologia em design de moda, em gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais. Dos participantes, 681.206 são ingressantes e 421.967, concluintes. Além desses universitários, deviam fazer a prova do Enade aqueles estudantes selecionados e faltosos de alguma das edições anteriores e que ainda não regularizaram sua situação. O total de estudantes irregulares inscritos era de 108.903.
fonte:http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/11/08/ult1812u219.jhtm