13/02/2010

"Forasteiros" do Enem na UFMT ainda são poucos, afirma reitora

11/02/2010 - 20h53
Redação 24 Horas News

Apenas 11% dos candidatos classificados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) efetuaram suas matrículas até o final da tarde de quinta-feira no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá. Desses total, 80% são residentes em Mato Grosso, informou a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder. Ou seja: poucos são os chamados "forasteiros". A reitora esclareceu, contudo, que esse é um resultado parcial e que, para se ter um quadro real sobre a ocupação das vagas, será preciso esperar até a conclusão da terceira etapa de matrícula.

Na avaliação da reitora, pelos números que já estão postos e pelo que, provavelmente, acontecerá até o final do processo, o receio dos estudantes locais de perderem as vagas para pessoas de outros estados pela abertura proporcionada pelo Enem é infundado e a proporção entre alunos do Estado e de outras regiões não será diferente dos anos anteriores.

Maria Lúcia Neder lembrou que, após essa primeira etapa que iniciou no dia 8 e irá até amanhã, dia 12, serão abertas mais duas – de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março, quando os candidatos que não foram classificados terão nova oportunidade de concorrer às vagas que não tiverem sido preenchidas. A reitora enfatizou a importância de os candidatos permanecerem atentos a esses prazos de modo a se inscreverem novamente.

No curso de medicina, que, usualmente, é o mais concorrido, foram matriculados, até o fechamento do boletim parcial, 52 alunos, dos quais 20 são de Mato Grosso. No curso de direito, que é o segundo mais concorrido, houve 25 matrículas para o período noturno, sendo 21 de alunos de Mato Grosso e 27 para o período matutino, sendo 24 de Mato Grosso.

Segundo ainda o boletim parcial, o curso de ciências contábeis já está com 22 alunos matriculados no curso matutino e 19 no noturno e todos são do Estado. Essa maioria de alunos locais também se verifica no curso de pedagogia, no qual, de 21 matriculados, 19 são de Mato Grosso.

A reitora declarou que nunca aceitou a tese de que os alunos de Mato Grosso são menos preparados do que os de outros estados brasileiros. Disse, ainda, que, após a conclusão de todas as etapas desse Enem, uma comissão do Conselho de Ensino e Pesquisa (Consepe) vai realizar um estudo sobre o processo seletivo 2010, com o objetivo de avaliar se a UFMT continuará ou não a adotá-lo como única forma de ingresso.

Ela acrescentou ainda que existe uma tendência a permanecer com essa opção, uma vez que ela democratiza o acesso por ser gratuita, bem como por ampliar o leque de escolha de universidades e cursos por parte dos candidatos.

Nenhum comentário: