16/02/2010

Mato-grossenses podem tentar UFMT na 2ª fase do SiSU

Da Redação - Jardel Arruda


Quem é de Mato Grosso e ficou de fora da lista de aprovados na primeira etapa do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) podem tentar a sorte nesta semana, na segunda etapa de inscrições, que reabriu nesta segunda-feira (15) e vai até sexta-feira (19).

Esta etapa é voltada para quem visa as vagas remanescentes na rodada inicial. No total, 65% das vagas da federal de Mato Grosso ainda estão disponíveis. Somente o curso de Medicina oferece 40 vagas na segunda etapa de inscrições. Essa oferta significa uma desistência de 50% dos aprovados na primeira etapa de matriculas, já que a universidade oferece 80 vagas no total.
Se por um lado esse número é considerado anormal e assusta, ele serve de esperança para quem ainda sonha com uma vaga no curso mais concorrido da federal de Mato Grosso. Para aqueles que buscam seguir carreira em outras áreas da Saúde ainda há mais opções. A UFMT ainda possui 49 vagas disponíveis em Enfermagem e 54 em Psicologia no campus Cuiabá, por exemplo.

Para quem tem disponibilidade de ir para o interior do estado, o campus do Pontal do Araguaia ainda possui 41 vagas em aberto na graduação de Enfermagem. No mesmo curso, Rondonópolis ainda oferece 55, enquanto Sinop, com uma das maiores ausências de matrículas em único curso, ainda possui 94 a preencher.
A graduação de Biomedicina, em Barra do Garças, que teve uma grande procura para inscrições na primeira etapa do SiSU, ainda oferece 39 vagas. Medicina Veterinária, do campus Sinop, também foi preterida pelos candidatos aprovados e possui 85 vagas a preencher.

Motivos possíveis

Entre os motivos mais apontados como possíveis causadores dessa ausência de matrículas estão os resultados de outras universidades que foram divulgados no decorrer desta semana e no fim da anterior.

Mackenzie, Universidades Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fuvest, em tese, seriam mais interessantes para os aprovados oriundos de outros estados, que, ao que tudo indica, parecem ser maioria na primeira etapa do SiSU.

Um dos indicadores que reforçam essa teoria é que dentre os 35% de matriculados, 80% são de Mato Grosso. Portanto, quem engrossa a cifra de abstenções são candidatos de outros estados.

Com a ‘saída’ dos concorrentes de fora de Mato Grosso, aumenta a chance de matrículas por parte dos mato-grossenses, mesmo tendo sido superados pela concorrência nacional em um primeiro momento.

fonte:http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Mato-grossenses_podem_tentar_UFMT_na_2ª_fase_do_SiSU&id=83839

Nenhum comentário: