20/03/2009

O QUE É ANÁLISE DO DISCURSO

A língua é algo que está em constante mudança, movimento, há sempre um discurso ligado a outro e a outro, sem que haja uma pausa. O discurso não é estático.
A utilização da língua efetua-se em forma da enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana. O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo (temático) e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua – recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais -, mas também, e sobretudo, por sua construção composicional. Estes três elementos (conteúdo temático, estilo e construção composicional) fundem-se indissoluvelmente no todo do enunciado, e todos eles são marcados pela especificidade de uma esfera de comunicação. Qualquer enunciado considerado isolado é, claro, individual, mas cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, sendo isso que denominamos de gênero do discurso. (Bakhtin, 1992:279)
A Análise do Discurso tem como base de pesquisa o discurso seja ele narrativo, político, pedagógico, poético, humorístico, jornalístico, religioso ou publicitário (gêneros) Sua proposta básica é considerar como primordial a relação da linguagem com a exterioridade, ou seja, as chamadas condições de produção do discurso: o falante, o ouvinte, o contexto da comunicação e o contexto histórico-social (ideológico). Tais condições estão representadas por formações imaginárias: imagem que o falante tem de si mesmo, do ouvinte, do leitor, etc...
Cada discurso tem seu objeto de pesquisa.
Exemplos:
Narrativo: De uma forma geral, os romances, contos, crônicas ou outros tipos de histórias narradas. Podendo ser incluídas também as histórias de filmes e teatro.Político: O discurso dos governantes ou candidatos a este tipo de cargo, em campanhas, câmaras, senado, etc
Pedagógico: Discurso dos professores e profissionais ligados à área, seja em sala de aula, na escola ou nos livros didáticos.
Poético: Discurso encontrado em textos líricos, tais como poemas, trovas, sonetos ou até mesmo letras de músicas.
Humorístico: Discurso encontrado em charges, piadas, histórias engraçadas, programas humorísticos de rádio e TV.
Jornalístico: Discurso da mídia jornalística como jornais, revistas, telejornais, etc
Religioso: Discurso de qualquer autoridade religiosa (padres, bispos, pastores,etc) ou em livros e textos do gênero.
Publicitário: Discurso da mídia publicitária encontrado em jornais, revistas, TVs, rádios, outdoors, internet.
Pode-se perceber que o discurso não é geral como a língua, nem individual e a-sistemático como a fala. Ele tem a regularidade de uma prática, como as práticas sociais(Orlandi, 62). Não é definido como transmissor de informação, mas como efeito de sentido entre locutores, num determinado contexto social e histórico. A análise de discurso procura, então, mostrar o funcionamento dos textos, a partir da sua articulação com as formações ideológicas.

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