09/07/2008

LUTO NA LITERATURA


Maggi decreta luto oficial de três dias pela morte de Guilherme Dicke
Redação TVCA
O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, decretou luto oficial de três dias pela morte do escritor chapadense Ricardo Guilherme Dicke (71). A medida deve passar a vigorar a partir desta quinta-feira (10). Dicke morreu hoje de manhã depois de sofrer uma parada cardíaca na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital São Mateus, onde ficou 5 dias internado em coma profundo.
O corpo do escritor é velado no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - instituição que lhe concedeu o título de Doutor Honoris Causa. Ricardo Dicke é um dos mais premiados e importantes autores de Mato Grosso. Escreveu mais de 40 livros, alguns ainda sem edição. Ele trabalhou como professor, tradutor e também atuou como jornalista em vários jornais impressos nos Estados de Mato Grosso e Rio de Janeiro. O enterro será na quinta de manhã no Cemitério da Piedade, em Cuiabá.
Relembre entrevista exclusiva concedida por Dicke à TV Centro América
Dicke, que nasceu no dia 16 de outubro de 1936, na cidade de Chapada dos Guimarães, foi descoberto e reconhecido como escritor por João Guimarães Rosa, Antônio Olinto e Jorge Amado. O livro "Madona dos Paramos" é constantemente comparado a obra "Grande Sertão Veredas" pelos críticos literários. Sua literatura se caracteriza pelo requinte ao escrever e pela profundidade na abordagem dos temas.
Publicou os seguintes romances:
"Deus de Caim"; "Como o Silêncio"; "Caieira"; "A chave do Abismo"; "Madona dos Páramos"; "O Último Horizonte"; "Cerimônias do Esquecimento"; "Conjuctio Opositoruium no Grande Sertão", tese de mestrado em Filosofia na UFRJ; "O Salário dos Poetas"; "Rio Abaixo dos Vaqueiros". Escreveu, além destes, mais de dez títulos de romances e outras vinte obras, de contos, teatro e poesia, que permanecem em sua casa aguardando um editor.

Nenhum comentário: