09/07/2008

LUTO

Luto: Presidente da AML lembra inovação estilística de Guilherme Dicke
Redação TVCA
O presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, lamentou a morte de Ricardo Guilherme Dicke e destacou como uma das principais virtudes do escritor a inovação estilística.
Para ele, Dicke abordou temas regionais de forma universal. Gomes de Carvalho lembrou o livro "Madona dos Paramos", escrito por Dicke. A obra é constantemente comparada, pelos críticos literários, ao livro "Grande Sertão Veredas", de Guimarães Rosa, demonstrando o requinte e profundidade da literatura de Dicke.
Ainda segundo Gomes de Carvalho, todo o Mato Grosso está de luto. "Morreu um dos mais importantes escritores de Mato Grosso e do Brasil", lamentou Carvalho, que conhece Dicke há mais de 20 anos.
Em 1989, Gomes de Carvalho chegou a editar o primeiro livro de poesia de Dicke, "A Chave do Abismo" - uma novidade para um autor que sempre escreveu romance e conto. Ele afirmou que sentiu um prazer especial em editar o livro produzido por Dicke. Apesar de ser um grande escritor, Dicke não aceitou nenhum dos vários convites de Gomes de Carvalho para se tornar membro da Academia Mato-grossense de Letras.

Nenhum comentário: