30/04/2009

Ainda sobre pontuação.

Pontuação e paralelismo gramatical são necessários à clareza da frase
Por Thaís Nicoleti

"Damiana Morán, diz ter começado a relação com Lugo há cinco anos, e a intensificou durante a campanha eleitoral que levou o ex-bispo à Presidência, em abril de 2008."O fragmento acima apresenta problemas de pontuação e de correlação de tempos verbais. A proibição da vírgula entre o sujeito e o predicado é o primeiro mandamento dos princípios de pontuação. Elimine-se, portanto, a primeira vírgula do texto: Damiana Morán diz alguma coisa.

A segunda vírgula também é problemática porque separa partes de um conjunto semântico coordenado pela conjunção aditiva "e".
Damiana Morán diz duas coisas: ter começado a relação com Lugo há cinco anos e tê-la intensificado durante a campanha eleitoral. Não há separação possível nesse caso, pois a ideia é enumerar duas ações, ambas complementos do verbo "dizer".

Se ambas as ações (representadas por orações subordinadas) completam o sentido do mesmo verbo ("dizer"), é importante que o paralelismo gramatical da estrutura seja preservado.
A conjunção "e" coordena duas orações similares (duas partes do objeto direto de "dizer"), portanto o correto seria o seguinte: "... diz ter começado (...) e ter intensificado...".
Como o verbo "intensificar" tem o objeto direto "a" (pronome oblíquo), a construção passa a "tê-la intensificado".

Do modo como está construído o texto, a forma "intensificou" está coordenada à forma "diz", ou seja, Damiana diz alguma coisa e intensificou a relação com Lugo. Na verdade, ela diz ambas as coisas.

Abaixo, o texto reestruturado:
Damiana Morán diz ter começado a relação com Lugo há cinco anos e tê-la intensificado durante a campanha eleitoral que levou o ex-bispo à Presidência, em abril de 2008.


Paulo Ramos
Paulo Ramos é jornalista, professor e consultor de língua portuguesa do Grupo Folha-UOL

Nenhum comentário: