29/04/2009

Essa escola pública está localizada no campus de uma universidade

Na melhor escola pública do Enem 2008, os portões ficam destrancados e não há inspetor
Ana OkadaEm São Paulo
DEshow('180x150',5,8);
A escola pública que obteve o melhor desempenho no Enem 2008 não tem portão trancado nem inspetor. Segundo a diretora do Coluni (Colegio de Aplicacao da Universidade Federal de Viçosa), em Minas Gerais, Eunice Bitencourt Bohnenberger, isso é possível porque a escola não tem problemas de indisciplina e o índice de reprovação é muito baixo.

Em 2008, dos 160 alunos que estavam para se formar no terceiro ano do ensino médio, apenas quatro não passaram. "Nossa escola é bem diferente: aqui, o aluno é livre, mas tambem é responsável; por isso, eles não ficam matando aula", conta a diretora.


O bom desempenho não é novidade no colégio, que já esteve no primeiro e no segundo lugar entre as públicas em 2006 e 2007, respectivamente. "O resultado já era esperado porque já sabíamos que eles tinham ido bem no Enem. O segredo é o trabalho e a dedicação de todos", afirma Eunice.

Outros fatores fazem a diferença no Coluni: ele está situado no campus de uma universidade; cerca de 80% dos alunos ingressantes vêm de outras cidades e têm que morar em repúblicas ou pensionatos; e a escola tem laboratórios e faz regularmente aulas em campo.
Condição dos professores também é diferencial

Os professores do colégio trabalham em regime de dedicação exclusiva e estão sempre fazendo treinamentos. "Dos 27 professores que temos, 5 estão pedindo licença para fazer doutorado, 1 mestrado e 1 pós-doutorado. Essas condições fazem a diferença; só do professor ter essa tranquilidade já é um diferencial", afirma Eunice.
Seleção
Para ingressar no Coluni, os estudantes passam por dois dias de exames, sendo o primeiro composto por testes que abrangem português, matemática, ciências, história e geografia; e o segundo, por questões discursivas e uma redação. Entram 150 estudantes por ano, e o exame de 2009 teve 9,84 candidatos por vaga.No final do terceiro ano, o colégio tem índice de 80% de aprovação em faculdades públicas: "eles não prestam para faculdades particulares, todos querem públicas e são bem sucedidos", conclui a diretora.

Nenhum comentário: